quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Banda LOBOTOMIA no bloco LEGION NOISE (Assessoria Black Legion Productions) - dia 21/01/2018 (Domingo)

A banda Lobotomia nasceu em 1984, tocando um som absolutamente hardcore. Sua formação original contava com Caio no vocal, Adherbal Billy Argel nas guitarras, Grego na bateria e Alfredo no baixo.

O movimento Punk estava em alta, locais como NapalmCarbono 14Lira PaulistanaMadame SatãÁcido Plástico e outros abriam suas portas para receber bandas desse estilo.
No final do ano de 1985, o Lobotomia participou da coletânea Ataque Sonoro, pelo selo independente Ataque Frontal, nesse álbum já é visível a mudança no estilo musical da banda, a procura de uma nova sonoridade e o começo da fusão com outros estilos de som pesado. Junto com as bandas: CóleraGarotos PodresRatos de PorãoArmagedom,Vírus 27Grinders, Desordeiros, Auschwitz, tornaram esse álbum um ícone na história do punk Brasileiro.
Em 1986, Caio no vocal, Adherbal nas guitarras, Grego na bateria e Zezé no baixo preparam-se para gravar o que seria o primeiro disco de "metalpunk" brasileiro , estilo precursor do que hoje conhecemos como crossover.
O LPLobotomiavinil foi gravado e produzido pela própria banda, a New Face Records colaborou na prensagem e cuidou da distribuição em 1987. Esse álbum tem como caraterística o som metálico, sombrio e inovador, diferente de tudo aquilo que se escutara em termos de punk até então no Brasil. Nesse trabalho encontramos a regravação de Faces da Morte e também clássicos da banda como, Só Os Mortos Não Reclamam e Indigentes do Amanhã, com letras de Adherbal e Caio.

Esse disco foi marcante pelo fato de que mesmo sendo um som pesado e completamente fora de qualquer padrão comercial para a década de 80, uma de suas faixas, Só Os Mortos Não Reclamam , foi durante alguns meses executada na programação normal da 89 FM, emissora que na década de 80 intitulava-se a Rádio Rock. Nessa época era inconcebível a execução desse género de música, mesmo a emissora tendo um perfil mais alternativo.
Nessa fase o Lobotomia sofre mais uma mudança, para as apresentações ao vivo foi chamado Paulo, amigo do vocalista Caio que assume a segunda guitarra. Com essa formação ocorreram vários shows no underground Paulistano e no interior.
Em 1988, Zezé e Caio saem para entrada de Flavinho no baixo e Guba no vocal. Nesta fase seriam compostas a maioria das músicas do próximo álbum, três das letras foram escritas pelo então vocalista Guba. Com sua saída quem assume agora os vocais é Markon. Com essa formação entram em estúdio em Belo Horizonte e gravam pelo selo Cogumelo discos em 1989 o LP Nada É Como Parece, o som agora mostrava-se mais coeso na mistura de estilos, som para headbanger, mas ainda sem o rótulo de Crossover. Após o termino das gravações a banda encerra um ciclo e cessa temporariamente suas atividades após alguns shows.
Em 2002 a banda (Markon, Adherbal, Paulo, Grego e Picapau) reúne-se para um show com Agnostic Front.
Em 2003 é relançado no Japão o CD do primeiro álbum, Lobotomia, pela gravadora SpeedStates.
Em 2004 A banda retorna à ativa só que agora com um só integrante da formação original, o baterista Grego. Na guitarra está Jozé (ex-Kangaroos In Tilt), baixoFralda (ex-Ratos de Porão)e Markon no vocal. Varias apresentações foram feitas pelo Brasil com essa formação.
Com a saída do Zé a banda retorna com a formação do disco Nada é Como Parece, com exceção de Flavinho, em seu lugar ainda Fralda que mais tarde seria substituído por Carlos "Carlinhos".

Em Janeiro de 2008 Grego, Adherbal, Paulo, Markon e Carlos entraram em estúdio para gravar mais um álbum intitulado Extinção - o álbum conta com 13 músicas que fundem vários estilos que transitam entre hardcorepunk e thrash metal.
Após a gravação do disco, Adherbal e Paulo saem novamente da banda e Carlos volta suas atenções a sua banda Presto?.
Em 2009, Fralda volta para a banda, André (Presto?) assume as guitarras e a banda faz alguns shows para divulgar o novo disco "Extinção".
Julho de 2009, finalmente saem do pais para sua primeira tour europeia com Grego, Markon, Fralda e André.
Em 2011 acontece a segunda tour europeia da banda, mais longa e visitando mais países.
Logo após essa tour Markon se desliga da banda e é substituído pelo vocal do "Diskarrego" Edu Vudoo. Em 2013 o baixista fralda também se desliga e é substituído por Gabriel Kaspar, que em 2015 é substituído por Daniel Brita, das bandas Pig Soul e Mão Santa.
Em 2015 Gravam seu quarto álbum de estúdio "Desastre"que é aclamado pela crítica especializada e pelo fãs logo após seu lançamento em 2016. O albúm rende tour de divulgação pelo Brasil e uma tour inédita para a banda no México. A tour rende 14 shows em 12 cidades e surpreende a banda pelo número de fãs e pela recepção.
Atualmente a banda já prepara material novo, uma tour pelo sul e uma nova tour européia para 2018.
O Lobotomia é uma banda de hardcore/crossover thrash, que marcou os anos 80 e ainda hoje é referência para muitas bandas no estilo.


Formação atual
      Edu Vudoo - vocal
      Guilherme Goto- guitarra
      Daniel Brita - baixo
      Grego -bateria

Discografia
      Ataque Sonoro - 1985 (coletânea)
      Lobotomia - 1986 (LP)
      Independência ou morte - 1987 (3 bandas)
      Nada é Como Parece - 1989 (LP)
      Extinção - 2009 (CD)

ASSESSORIA


PROGRAMA COMANDO NOISE
APRESENTAÇÃO TITIO BRON BRON

TODO DOMINGO DAS 20:00 ÀS 02:00 HORAS DA MADRUGADA.  
PROGRAMA COM TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA EM 3 EMISSORAS:

WWW.SKATEMETALOLD.COM/



Nenhum comentário:

Postar um comentário