terça-feira, 7 de novembro de 2017

VILETALE no "ESPECIAL NOISE" no Comando Noise dia 12/11/2017

Em Janeiro de 2016, a Viletale iniciou seu trabalho em Blumenau – SC, unindo um grupo de amigos para produzir um som de cunho horror literário, abordando uma atmosfera sonora entre o black, death e demais vertentes de peso.
A proposta da Viletale é unir referências da “escola velha” do metal, como nossa homenagem aos nossos instrutores, e mesclar muitas vertentes do metal moderno trazendo um estilo nomeado por nós como Horror Metal: a união de metal extremo e cadenciado, construído com guturais rasgados e growlings, linhas viscerais, muitas vezes trabalhadas nas partes harmônicas e acompanhada de uma abordagem de algum autor icônico de terror.

Em agosto de 2016, a banda começou seu marco com o EP “Initiation”, trazendo riffs agressivos e viscerais, com 3 autorais e um cover, podendo transmitir sua mensagem principal em 15 minutos (Conheça o trabalho aqui: https://www.youtube.com/watch?v=u8KSrJiLPPw). Gravado no estúdio Takeout. Produzido e mixado por Roberto de Lucena. Esse trabalho permitiu que a banda conseguisse alcançar um patamar superior de reconhecimento de nível municipal, abrindo algumas poucas portas para shows locais na cidade.
Cover Art do EP Initiation. Arte original de Gustave Dore.

Sem esperar, a banda continuou no seu processo de composição para aumentar sua gama autoral, trazendo mais impacto nos shows. Seguindo a proposta lírica, a banda estudou o conteúdo escrito por H.P Lovecraft, criando letras e músicas que representassem seus contos de forma teatral. O processo de composições durou em torno de 3 meses no mesmo ano de 2016.
Em janeiro de 2017, após terminadas as gravações, “From The Depths Ov Mind” toma vida e se torna o segundo EP/álbum da banda (conhecido como o EP do Cthulhu – conheça o material por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TMmr7_u61nA ). O segundo EP teve uma abordagem de comunicação visual muito maior, sendo a cover art produzida pela banda, 5 faixas autorais e outras duas como faixas de passagem e atmosféricas. O material possibilitou a banda dar um avanço gigantesco, abrindo mais portas de shows e contatos. Neste momento, a Viletale assina um contrato de assessoria com a Roadie Metal, tendo material divulgado em rádios undergrouds do Brasil, sendo resenhado e a banda concedendo entrevistas com certa frequência, possibilitando que o reconhecimento crie forma. O EP, assim como o anterior, foi gravado na Takeout, produzido por Roberto de Lucena.
Cover Art do EP/Álbum “From The Depths Ov Mind”, inspirado no mundo de Lovecraft.

Em torno de Maio/Junho a banda começou um novo processo de composição para seu primeiro debut. Durante o processo, surgiu uma proposta de gravar um novo material do mesmo tamanho que os anteriores com o intuito de apresentar a temática das composições do ainda inacabado primeiro álbum oficial da banda.

Em julho de 2017, gravaram 4 novas músicas e finalizaram a produção de uma nova EP/Demo, que ainda não foi disponibilizado, porém já teve início em sua divulgação. Gravado no estúdio Sonority com José Fernando Metzger (cebola – ex necrophilian), a banda esta criando todos os preparativos para o lançamento do próximo EP “The Suicide Of Dei”, trazendo uma temática sobre serial killers, obscenidades humanas e todo o morticínio real que inspirou contos antigos e demais casos reais a tomarem força (Confira aqui o Web Clip para a música Splatterhouse : https://www.youtube.com/watch?v=7iwtorZydeQ )

Cover Art do EP/DEMO “The Suicide Of Dei”, um frame do filme Begotten.

Com um pouco mais que 1 ano e meio de banda, a Viletale não teve muitas oportunidades de tocar fora da cidade, procurando sempre estabelecer contatos e expandir network para negociar possibilidades de shows em troca de favores do mesmo ramo. Nesse pouco tempo, tocou com Máquinarios, Rejection (Pantera Cover), SYN Tz, Red Razor e outras bandas que emergem dentro do cenário do metal sulista.
O conjunto procura enriquecer o cenário artístico de Bluemanu, proporcionando eventos. Hoje, a banda realiza 1 fest de metal (Rot’n Roll), trazendo bandas de outras cidades para tocar no evento e fortalecer o reconhecimento das mesmas, e realiza também uma festa eletrônica gótica de puro entretenimento que é o “Goth It” também em Blumenau.


Cartaz da segunda edição do Rot’n Roll.

Cartaz da segunda edição do “Goth It!”

A Viletale é:

Bruno Jankauskas:_____________________Guitarra Solo e Vocal
Alan Ricardo Wenderlich:_______________ Guitarra Base e Vocal
Filipe Trindade Oliveira:______________________________Baixo
Matheus Lunge:___________________________________
Bateria

47 – 999750389 (Bruno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário